Após ler diversos livros sobre produtividade, estudo e hábitos, acredito que encontrei os pilares para desenvolver uma rotina de estudo mais consistente e efetiva. Na minha visão existem 3 grandes fatores que modulam a qualidade dos nossos estudos. Antes de aprofundar a relação entre eles, e como cada um atua, gostaria de apresentar uma fórmula essencial para aplicarmos em nossos estudos:
Alta Qualidade de trabalho = Tempo gasto * Foco
Como tempo é uma variável limitada e todos temos 24 horas no dia, esta fórmula mostra onde devemos nos concentrar para extrair maior qualidade no trabalho (estudo) , que é justamente no foco.
Outra ideia importante de entendermos é a ideia de input ( entrada ) e output ( saída ) , para produzirmos uma boa saída, devemos inserir bons materiais na entrada. Simples assim. Inserir certos inputs, geram certos outputs. Sendo assim se inserimos os 3 pilares, nós obteremos o estudo de qualidade.
Retirei a ideia de apresentar esses 3 fatores de um conceito, cujo nome é tripla restrição, da matéria de Métodos da engenharia de software, que foi uma matéria que cursei esse semestre na faculdade, pois acredito que se encaixa perfeitamente e é um jeito fácil de entendermos a relação entre elas.
Os 3 fatores são:
- Boa qualidade de sono
- Exercício físico regular
- Boa alimentação
Observe como todos fatores estão entre ligados entre si, isso demonstra que caso um fator seja alterado, um ou os outros dois também serão alterados. Por exemplo, se você começa a se exercitar, como ir na academia ou caminhar, sua qualidade do sono melhora. Caso coma mais saudável, isso refletirá na qualidade do seu exercício, etc. Também podemos chamar estes comportamentos de Hábitos Angulares, que são hábitos que "puxam" outros hábitos. Quando todos pilares estiverem alinhados, você estará no centro de todos pilares e começará a sentir o "Bom estudo"
Segundo o psicólogo Eslen Delanogare, devemos entender os benefícios dos comportamentos para termos a motivação necessária para perpetuar o hábito, sendo assim vou abordar de forma breve e baseado na minha experiência os benefícios dos pilares:
Dormir Bem:
Quando se dorme melhor, sua atenção aumenta. Sua capacidade de assimilar conceitos difíceis se torna melhor e você se sente menos cansado para executar tarefas complexas. O sono é fundamental para mantermos uma boa saúde mental, pois é no sono que nosso cerébro se "lava" e descansa. Pretendo escrever uma postagem exclusiva em meu blog para o sono no futuro.
Exercício Regular:
Para mim exercícios físicos sempre estiveram ligados com a minha capacidade de focar. Sendo uma pessoa ansiosa e com os pensamentos sempre a tona, encontrei o exercício físico como uma forma de regular essa inquietação, possibilitando após o exercício eu me focar melhor. Além da sensação boa que o treino proporciona de você se sentir bem e disposto.
Boa alimentação:
A alimentação entra como "combustível" para nós, e é impossível conseguir energia sem se alimentar, e quando se alimenta corretamente isso só se potencializa. Na alimentação entra também a hidratação, tomar agua é essencial para o ser humano. Deixar uma garrafinha próxima a sua mesa de estudo é altamente benéfico para o cérebro e corpo se manterem sempre hidratados. Ainda estou estudando sobre dieta e também pretendo fazer uma postagem futura sobre dieta saudável aqui no blog.
Assim, após apresentado os fundamentos de como estudar melhor, concluo dizendo que este princípio se encaixa em vários cenários de nossas vidas, pois são as bases de uma vida com qualidade. Podemos aplicar esse principio todos os dias e sentir mudança não apenas nos estudos, mas também em todos os campos de nossas vidas.