Overclock em processadores
Qualquer mudança nos parâmetros originais de fábrica do processador e placa mãe podem causar danos ao seu sistema. Eu não sou responsável por nenhum dano que o conteúdo desse artigo possa causar ao seu sistema. Sempre que estiver com dúvida, pergunte antes de alterar algo para minimizar os riscos.
Recentemente eu montei um PC novo, e para testar estabilidade e possíveis falhas na montagem, como má aplicação de pasta térmica, ou fonte com defeito decidi checar temperaturas do processador e da placa de video. As temperaturas da placa de video estavam bem estáveis ( Por volta dos 66~71°C ) em testes de estresse como o "FurMark", porém as temperaturas do processador estavam elevadas chegando a 50°C em desktop com uso apenas de 3~4% do processador.
Meu processador é um Ryzen 5 5600x da AMD e após ler algumas postagens em fóruns de PC, percebi que por ser um CPU de apenas 65W de TDP ele não deveria esquentar tanto. Foi ai que eu descobri o mundo de Overclock e Undervolt, visando reduzir a temperatura da minha CPU. Mas antes de entrar em mais detalhes, gostaria de explicar brevemente o que é Overclock e Undervolt.
1 - OVERCLOCK
- Overclock é o ato de elevar o "Clock" do processador acima do clock base, ou seja, no meu caso o clock base é de 3.7Ghz, fazendo o overclock eu elevaria ele a ate 4.6Ghz de frequência. Quando maior o clock mais processos a CPU faz aumentando o desempenho dela.
- Undervolt é o ato de reduzir a voltagem nos circuitos internos do processador, diminuindo a voltagem reduz drasticamente a temperatura. Entretanto um bom undervolt consegue chegar ao limite de redução de voltagem sem comprometer o desempenho e a estabilidade do sistema.
- Um ponto importante após fazer qualquer alteração na CPU é testar a estabilidade do sistema, podemos fazer isso de diversas formas como: Estressando o processador a 100% de sua capacidade ou reduzindo seu uso para quase 0% a fim de descobrir possíveis instabilidades no sistema, como telas azuis ou desligamento repentino. Recomendo aumentar o clock ou diminuir a voltagem de 0.25 em 0.25, e a cada redução ou aumento rodar 2 ou 3 testes de estabilidades, caso esteja estável suba novamente. Atualmente existem diversos testes disponíveis, entre eles temos por exemplo, o programa CPUZ, responsável por realizar um teste de estresse na CPU.
Visamos portanto que a prática do overclock pode ser aplicada a diversos cenários, entre eles:
- Aumento do desempenho da CPU
- Diminuição da temperatura no CPU
- Ou ambos
- Acredito que com o avanço dos processadores, a vantagem obtida com o overclock seja miníma, talvez um caso valido seja para prolongar mais um pouco a troca de seu processador antigo. Porém com a qualidades e velocidades dos chips atuais acho o overclock é valido apenas para entusiastas e amadores que desejam estudar ou tornar isso como um hobby.
(Foto da montagem do meu PC atual) |